Ventosaterapia - Centro de Terapias Japonesas | Medicinas Orientais - Dra. Keiko Maeda e Dr. Manuel Fernando

Pesquisar no Website
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Terapias

TERAPIAS ORIENTAIS

 

VENTOSATERAPIA

A utilização das ventosas no tratamento de doenças não é exclusivo da Medicina Tradicional Chinesa, existem informações do seu uso desde o antigo Egipto. Esta técnica é também mencionada nos escritos de Hipócrates e foi praticada pelo povo Grego no século IV a.C.

O antigo instrumento utilizado para fazer ventosas era a cabaça, conhecida naquela época como “curubitula” que em latim significa ventosa. Nas regiões primitivas do mundo, a ventosa tem registos históricos que datam de centenas a milhares de anos. Nas suas formas mais primitivas, era utilizada pelos índios americanos que cortavam a parte superior do chifre dos búfalos, com cerca de 10 cm de comprimento, provocando o vácuo por sucção oral na ponta do chifre, sendo de seguida tamponado.

O uso de ventosas no Ocidente antigo era vulgar e de grande valor panaceico. Pois por falta de outros recursos médicos, a ventosaterapia era utilizada praticamente na cura de todas as doenças. As ventosas eram abordadas, nesse tempo, como instrumentos curativos mágicos, pelo contacto intimo com o interior do corpo através do sangue. Paracelso descreveu aplicações de ventosas no primeiro século d.C., advertindo que a aplicação de ventosas é benéfica tanto para doenças crónicas como para as agudas, incluindo ataques de febre…

 
 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal